23.4.08

ainda sobre a reforma das relações laborais...

... estive a dar uma vista de olhos ao projecto apresentado pelo Governo.
Fiquei ligeiramente mais agradada... apesar de achar que se pode fazer mais para eliminar os falsos recibos verdes, os regimes de Segurança Social para trabalhadores independentes passam a ser mais "justos".
O empregador pagar 5% do total é uma delas.
Passar a existir apenas um regime geral que inclui aquilo que anteriormente era o regime alargado é outra... sobretudo porque efectivamente, com o pagamento dos 5% dos empregadores faz com que os trabalhadores independentes passem a pagar uma percentagem similar àquela que pagam hoje em dia.
Também, o pagamento ser feito com base nos valores reais recebidos e não sobre uma hipotetica remuneração é bom... sempre disse que preferia pagar mais, desde que, quem recebe mais, pague percentualmente o mesmo que eu.
Assim como essa história de uma empresa ter um contrato fictício de um valor baixo (por causa da Segurança Social) mas depois o grosso dos rendimentos serem pagos sobre o regime dos recibos verdes e o trabalhador pagar sobre 500€ a contrato em vez de 2000€ (em que 500€ são do tal contrato e os outros 1500€ são em recibos verdes) ir acabar e pagar sobre o total me parece muito mais justo... É que eu já vi isso acontecer... e ainda ouvi da boca da alminha dizer "se eles mudarem o regime de remuneração da segurança social para o total dos rendimentos auferidos é que vai ser uma grande talhada no MEU ordenado" quando ela recebia mais de 1500€ e pagava 50 para a Segurança Social e tinha colegas a receber 600 e a pagar 150 e quando alguém (leia-se eu) propôs que fosse dado um qualquer apoio ao pagamento da segurança social, me disse que os patrões não tinham criado a empresa para eu enriquecer... como se alguém enriquecesse a receber 600€ ou 750€ e alguém empobrecesse, num ateliê em que os patrões andam de Porshe e de Mercedes e compram Ipods e vão passar 15 dias de férias ao Chile, e sustentam-se a explorar estagiários fosse ficar mais pobre por dar mais 100 ou 150 € a 10 funcionários...

enfim... pessoas sem visão.

Vou andar atenta ao que se vai passar... ainda que ache que sem fiscalização algumas coisas se vão manter... como os falsos recibos verdes, acho que as coisas estão um pouco melhor... Parabéns Sr. Sócrates... vou estar atenta, mas para já, dou-lhe o voto de confiança...

(podem também ver aqui, algumas das mudanças propostas)

2 comentários:

Anónimo disse...

eheheh...
grande sarita!!é isso mesmo!revolta-te!
dá-lhe!!
espectáculo!!fazes-me sempre sorrir c esses teus laivos de fúria!..é bom, é bom..

luafeiticeira disse...

É por essas e por outras que não me arrependo de ter postado o meu último texto.
Divirta-se...