8.5.08

aula de matemática

esta história do petróleo faz-me mesmo sentir muito burra, então, ando a aplicar-me nalguns exercícios de matemática.
Ora vejam lá este:

Dados:
Preço do barril de petróleo - 125 dólares
1 dólar = 0.65 euros

Pergunta 1 - Calcule o preço do barril de petróleo em euros.
125dólares x 0,65 euros = aproximadamente 80€

Pergunta 2 - Sabendo que o dólar em tempos teve uma cotação próxima do euro, pesquise, procurando saber em que altura esteve o preço do barril de petróleo fixado em aproximadamente 80 dólares.
a resposta aqui (e nem sequer me vou dar ao trabalho de saber a quanto estava o dólar nesta altura que é para não me sentir ainda mais burra).

Pergunta 3 - Perante tais factos a que conclusões chegou?
Andamos todos a ser mesmo comidinhos por parvos é o que é. Andam-nos a mandar areia para os olhos cá com uma pinta e ninguém faz nada contra... abençoado era o tempo em que não havia livre concorrência na estipulação do preço da gasolina... que ainda me leva a outra questão:
Se as bombas são livres de estipular o preço que querem, como é possível, avisar com antecedência a subida do preço dos combustíveis?

(devo ser mesmo muito burra...)

5 comentários:

Jorge Oliveira disse...

eheheheh
Burros, é que nós somos e o transporte que nos espera - de burro.

Sarita disse...

lol... podes crer... podíamos voltar a encher as cidades de carroças!
=)

VM disse...

gosto muito do teu ponto de vista... só te consigo responder a ultima questão: porque os revendedores são os ultimos da cadeia e para terem algum lucro tem margens muito minimas, quem fixa o preço (em cartel) são as petroliferas... dai anunciarem um dia antes o aumento... podes me perguntar entao como é possivel os hipermercados praticarem o preço que praticam, é facil, o gasoleo/gasolina não tem tantos aditivos (segundo explicação que me deram), podendo o motor não ter tanto rendimento, dai as petroliferas (porque o combustivel vem do mesmo lado) venderem esse tipo de combustivel um bocadinho + barato...

=)

Sarita disse...

pois, eu sei. Mas isto tudo só prova que alguma coisa está muito mas mesmo muito mal... e não é só (mas também) a questão da estupidificante taxa de impostos sobre os produtos petrolíferos...

_SunFlower_ disse...

Algo está podre no reino de Portugal. E o cheiro vem ali dos lados de São Bento...