9.10.06

ordem dos arquitectos

Porque nem tudo é mau no futuro dos futuros arquitectos em Portugal, foi alterado o regulamento de admissão à Ordem... que passou de regulamento de "admissão" para "inscrição", o que só de si, para quem está atento ao significado de ambas as palavras, é já uma grande vitória.
Mas o melhor ainda estava para vir... se é já muito bom não ser necessário apresentar uma proposta de estágio que na maior parte das vezes não era mais que uma cópia de outras entregues anteriormente, foi eliminado o relatório final de estágio...
... Mas há mais... a cereja em cima do bolo é a possibilidade de fazer, por escolha pessoal, um estágio com a duração de 9 a 12 meses... ora quem quer ser explorado por 12 meses se o pode ser apenas por 9? Isto leva a duas possibilidades... ou bem que as condições apresentadas pelos ateliers melhoraram o que leva a uma aposta de 12 meses de estágio ou então, pelo menos pessoalmente, para o bem ou para o mal, prefiro decidir o meu futuro 3 meses antes... nem que seja para ir fazer outra coisa qualquer que não seja arquitectura mas ter as condições que considero justas para quem investiu e abdicou de tanto durante 6 anos da vida!
E mais, com a diminuição de 5 para 3 estagiários por patrono, à partida passará também a existir uma relação mais correcta entre estagiários e arquitectos "séniores" o que poderá trazer uma melhoria na formação dos estagiários e maiores oportunidades para licenciados há mais de 2 anos!
É a prova de que vale a pena lutarmos por aquilo que consideramos injusto, que o facto de "toda a gente fazer assim" e de "haver situações piores que as nossas" não ser, nem de longe nem de perto motivo para desistirmos daquilo que consideramos justo.

Sem comentários: