14.10.08

o estado da nação

- Uma adolescente de 16 anos pode fazer livremente um aborto mas não pode pôr um piercing.

- Um jovem de 18 anos recebe 200 do Estado para não trabalhar; um idoso recebe de reforma 236 depois de toda uma vida do trabalho.

-Um marido oferece um anel à sua mulher e tem de declarar a doação ao fisco.

-O mesmo fisco penhora indevidamente o salário de um trabalhador e demora 3 anos a corrigir o erro.

-Nas zonas mais problemáticas das áreas urbanas existe 1 polícia para cada 2 000 habitantes; o Governo diz que não precisa de mais polícias.

-Um professor é sovado por um aluno e o Governo diz que a culpa é das causas sociais.

- O café da esquina fechou porque não tinha WC para homens, mulheres e empregados. No Fórum Montijo a WC da Pizza Hut fica a 100mts e não tem local para lavar mãos.

- O governo incentiva as pessoas a procurarem energias alternativas ao petróleo e depois multa quem coloca óleo vegetal nos carros porque não paga ISP (Imposto sobre produtos petrolíferos).

- Nas prisões é distribuído gratuitamente seringas por causa do HIV, mas é proibido consumir droga nas prisões!

- No exame final de 12º ano és apanhado a copiar chumbas o ano, o primeiro-ministro fez o exame de inglês técnico em casa e mandou por faxe e é engenheiro.

- Um jovem de 14 mata um adulto, não tem idade para ir a tribunal. Um jovem de 15 leva um chapada do pai, por ter roubado dinheiro para droga, é violência doméstica!

- Uma família a quem a casa ruiu e não tem dinheiro para comprar outra, o estado não tem dinheiro para fazer uma nova, tem de viver conforme podem. 6 presos que mataram e violaram idosos vivem numa sela de 4 e sem wc privado, não estão a viver condignamente e associação de direitos humanos faz queixa ao tribunal europeu.

- Militares que combateram em África a mando do governo da época na defesa de território nacional não lhes é reconhecido nenhuma causa nem direito de guerra, mas o primeiro-ministro elogia as tropas que estão em defesa da pátria no KOSOVO, AFEGANISTÃO E IRAQUE.

- Começas a descontar em Janeiro o IRS e só vais receber o excesso em Agosto do ano que vem, não pagas as finanças a tempo e horas passado um dia já estas a pagar juros.

- Fechas a janela da tua varanda e estas a fazer uma obra ilegal, constrói-se um bairro de lata e ninguém vê. E no fim ainda leva uma casinha nova para se poder demolir a barraca.

- Se o teu filho não tem cabeça para a escola e com 14 anos o pões a trabalhar contigo num oficio respeitável, é exploração do trabalho infantil, se és artista e o teu filho com 7 anos participa em gravações de telenovelas 8 horas por dia ou mais, a criança tem muito talento, sai ao pai ou à mãe!

-Numa farmácia pagas 0.50€ por uma seringa que se usa para dar um medicamento a uma criança. Se fosse drogado, não pagava nada!

Obrigada Portugal. Estamos orgulhosos.

10 comentários:

VM disse...

Sarita saudo o teu regresso e espero ver fotos. Quanto ao conteudo deste post, o mesmo foi feito com 1 mail que circula por ai e do qual eu tinha conhecimento, no entanto fica aqui um reparo, a Pizza Hut do Forum Montijo possui wc proprio com todas as comodidades, inclusive 1 lavatorio para lavar as maos, aqui deixo o reparo.

1 kiss.

AMC disse...

Ora aqui está um valente soco no estomago. Todos sabemos isto, mas ler assim, escrito preto no branco, chega a ser violento. Um orgulho, sim senhor!

Sarita disse...

Sim vm, o texto não é meu e também eu o recebi por mail... não coloquei os créditos porque não sei quem escreveu inicialmente e não coloquei quem mo enviou porque foram mais do que uma pessoa. Também julguei que a maior parte das pessoas já o tivessem recebido dai soubessem que não era da minha autoria...
... mas isto nem é o mais importante. Quanto ao teu reparo, acredito que seja assim na Pizza Hut do Montijo, e daí agradeço o teu esclarecimento... mas também sabemos que a esmagadora maioria dos restaurantes no colombo não tem casa de banho, e quem diz o colombo, diz outro qualquer.
Já a tasca da Ginginha do Rossio que tem 3 m2 de área (e estou a ser generosa) tinha de ter...

VM disse...

minha cara sarita (se me é permitido tal tratamento e sarcásmo), ontem estava no meio de uma crise... que depois irás ler em breve, de qualquer maneira não pretendia atacar ninguem, queria apenas esclarecer que tal acusação é falsa, nada mais, sei que no referido centro comercial existem situações como as que referiste...

se te ofendi peço desculpas, tal não era minha intenção...

=(

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sarita disse...

vê-émezinho querido... não me ofendeste nada... aliás, confesso que na altura que li o meu comentário achei que se calhar poderia soar a tal... mas podes estar à vontade que não estava nada ofendida. Foi como me saiu e depois, confesso que tive preguiça de procurar uma outra maneira de escrever que não soasse a sentimento de ofensa!
;)

Beijinhos e cá fico à espera da tua crise... (sabes que estou cá também para as crises...)

VM disse...

vê-émezinho é tão à 24 de julho, sei lá, tão à tio... amei

(e eu a imaginar a cena de dizeres isso juntando os labios a cada consoante... lindo)

=D

Sarita disse...

;) beijinhos!
(tinha de arranjar algo à altura de "minha cara sarita, né? E desculpar-me dos modos menos próprios com que disse uma coisa tão simples!)

Eunice Rosado disse...

É doloroso mas 200% verdadeiro!!! ;(

Lavrador disse...

No tempo em que fiz a escola primaria havia um caderno de duas linhas de que eu gostava muito. Tinha um desenho de miúdos brincando com bandeiras. Mas do que eu gostava realmente era da frase que vinha em baixo, como legenda:
"Esta é a gloriosa pátria, minha amada".
Nesse tempo ainda que a pátria fosse má, ainda assim existia.
Presentemente andamos em busca da pátria à qual possamos chamar amada!